Após ir até uma verdureira especializada em frutas fora de época, comprei um queijo tipo colonial da região muito bom, não era muito curtido, tipo meio gouda mais para um mussarela.
Ao chegar em casa e iniciar a preparação para o almoço (que ma praia acaba sempre sobrando para mim), decidi harmonizar com um vinho do tipo "sem compromisso", vinhos frescos para o dia a dia.
Recentemente adquiri um vinho com essas características, o Saint Germain da Cooperativa Aurora do Rio Grande do Sul.
Tratava-se de um Assembleg com as uvas Cabernet Franc, Merlot e Cabernet Sauvignion.
Apenas para falar do Assembleg:
Assemblage é a mistura de diferentes tipos de uva no processo de produção de um vinho, ao contrário do que ocorre com os varietais, nos quais se utiliza uma única cepa.
Um bom exemplo de Assemblage são os vinhos feitos na Região de Bordeaux na França. Geralmente feitos com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, sendo permitido aos Bordeaux, utilizar Petit Verdot, Malbec e Carmenére.
A mistura de cepas utilizadas nos Assemblage tem como objetivo adicionar novos aromas e sabores ao vinho deixando-os mais complexos, ou suaves, dependendo do objetivo esperado. Uvas com taninos acentuados, como por exemplo a Tannat, auxiliam a dar corpo e estrutura a uma uva mais suave como por exemplo o Merlot. Ou a combinação de Syrah e Cabernet.
Geralmente está associada a vinhos mais frescos e suaves.
Sobre o Vinho:
Saint Germain - Assembleg - 2013 - 750lm.
Vinícola: Cooperativa Aurora.
Região: Serra Gaucha.
Uva: Assembleg com perdominancia de uvas Cabernet Franc e Merlot.
Visual: Violeta claro. Muito vivo e brilhante.
Aroma: Linão, frutas cítricas.
Gustativo: Através do processo do Assembleg é produzido um vinho de sabor cítrico, frutado com nuancias de pimenta no fundo da garganta.
Taninos presentes em toda a boca dando a sensação de frescor.
Ótimo vinho para o verão, situações de leveza e frescor.
Harmonização:
Uma boa harmonização é utilizar o vinho com queijos leves, o queijo colonial que utilizei caiu muito bem complementando o frescor do vinho e ajudando na macies dos tânicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário