Hoje tive mais uma daquelas surpresas que somente o vinho pode proporcionar.
Minha esposa a algum tempo foi em uma grande rede de supermercado e se deparou com um vinho Português que estava com um valor muito bom. Sem conhecer muito de vinhos mas saber que vinhos portugueses são bons, quis me fazer uma boa surpresa e trouxe um exemplar para casa.
Ela leu rapidamente no rótulo que era um vinho Português do Porto.
A garrafa tinha estilo, rótulo bem elaborado, a cor da garrafa ela escura. Mas ao ler com mais cuidado tratava-se de um vinho suave, realmente de origem portuguesa importada por uma empresa chamada Porto a Porto.
Confusões a parte, fiz uma leitura mais minuciosa e tratava-se de um vinho Português com suavidade natural, isto é, produzido suave com a própria doçura das uvas. Seu teor de álcool era bem considerado em torno de 14%, o que sugere realmente um vinho natural.
Pois bem, hoje chegou o dia de abrir e degusta-lo. Uma degustação sem compromisso, apenas para servir de companhia enquanto aguardava a chegada de todos no final de tarde.
Fui surpreendido logo na abertura da garrafa, rolha natural longa, com cuidado para guarda. Ao colocar na taça seu rubi intenso foi predominante que se espalhou já luminoso parecendo óleo, demonstrando sua vitalidade e qualidade.
O aroma é floral de frutas negras maduras, me lembrou framboesa, amoras azuis. Foi possível sentir a doçura de sua composição sem sentir muito álcool.
Neste estágio esperava o gosto muito doce, o desequilíbrio do álcool e açucares confundido as papilas. O primeiro gole, ele tomou conta da boca totalmente, a doçura estava muito bem equilibrada com a natural acidez das uvas o que dava toques azedos e amargos. Na ponta da língua mordiscadas como pimenta e ao fundo uma permanência doce como o produzido por chocolates ao leite.
Surpresa!! Um vinho Suave com estilo próprio e bom paladar até mesmo para os amantes de vinhos secos. Tranquilamente pode ser harmonizado com carnes grelhadas, massas com molhos mais fortes e pizza. Pode trazer ao momento requinte e sofisticação com pratos simples como as tradicionais pizzas brasileiras.
Apenas colocaria minha opinião de avaliação, o teor alcoólico é muito alto, o que pode deixar a composição um pouco pesada ao tomar várias taças.
No mais é uma ótima opção para servir em ocasião em que nem todas as pessoas são adeptas de vinhos.
Informações que obtive na ClubWine:
https://www.wine.com.br/vinhos/olaria-suave-tinto/prod12058.html
Olaria Suave Tinto
· Conteúdo: 750 ml
· Tipo: Tinto
Elaboração
· Uva: Aragonez, Castelão e Trincadeira
· Teor Alcoólico: 13.5%
· Amadurecimento: Em tanques de aço inox.
Terroir
· País: Portugal
· Região: Alentejo
· Vinícola: Carmim
qual melhor temperatura para consumir esse vinho?
ResponderExcluirEntre 16° e 18° segundo o fabricante
ExcluirSalvou minha noite kkkk boa noite estava no supermercado e nao sabia qual escolher. Olhei na internet e nada kkkk ate q achei o seu post. Detalhado e muito bem explicado obrigada por salvar minha noite. Nao sou boa em escolher vinhos kkkk mas quis fazer uma surpresa.
ResponderExcluirHoje vamos provalo como com uma tabua de frios, espero me surpreender.
ResponderExcluirEu amei esse vinho de cara
ResponderExcluirSuper indico.