domingo, 7 de junho de 2015

Uma Harmonização Rustica com Vinho Violatti de Pinheiro Preto -SC

Este final de semana, dia ensolarado de inverno, sol, céu azul, típico da região sul, ótimo para curtir o tempo passar bem devagar na praias do sul.

Fui com a família para a praia e para relaxar nada melhor de que uma comida bem calórica, mas dentro de sua medida permitidas. Minha esposa que possui ótimo dote para culinária decidiu executar uma receita que a tempos não fazia e que foi inventada por ela, procurando misturar ingredientes da região.
Pode ocorrer é claro que por sua simplicidade tenha sido repetida por outras pessoas, porem o que quero relatar é que a receita ela não tirou de nenhum lugar, fez utilizando apenas seu dom culinário.

Trata-se de um espaguete ao molho típico de sabores da região sul.
Utilizando Linguiça mista colonial, ervilha de um fabricando da região ao molho branco.

A receita já publiquei a alguns dias anteriores e você poderá conferir se preferir provar e tirar suas conclusões.

Bem estava despreparado para a ocasião e fui a um mercadinho próximo para ver o que tinha de vinho para tomar. Claro que não poço esperar nada muito genial de um mercado de praia, mas pensei um pouco e pelo prato rustico nada melhor que um vinho bem simples, suave da região.

Então comprei um vinho de Pinheiro Preto - SC, vinho fresco de mesa suave chamado Violatti.
Nada melhor que harmonizar com um vinho simples e de certa forma comum.
Preço muito modesto mas valendo sua qualidade em seu nível de produto.

Na internet não obtive muitas informações sobre a Vinícola, apenas um restaurante com este nome, mais a informação que é do município de Pinheiro Preto em Santa Catarina. Pequeno município com 3000 habitantes no centro do Estado, próximo a Joaçaba.
O Município tem como frase de entrada na cidade "Capital Catarinense do Vinho".
Veja só como é a vida, linda como ela é, do prato rustico, um vinho simples e uma descoberta nova.

Pinheiro Preto cresceu ao longo da ferrovia e do rio, ocupando as terras no vale entre as montanhas. Suas ruas floridas e acidentadas remetem a uma vila italiana. Com 3.000 habitantes, o município é responsável por 50% do vinho produzido em Santa Catarina. Integra o roteiro Vale da Uva e do Vinho, junto com as cidades de Tangará e Videira.

Fonte:
http://gpm.fecam.org.br/pinheiropreto/cms/link/link-cabecalho/codMapaItem/19592

Até me deu vontade de fazer uma visita e conhecer as vinícolas e seus vinhos.

Harmonizei o Vinho Violatti muito bem com o prato.
A gordura da linguiça suavizada com a textura e sabor não predominante da ervilha, deu ao prato equilíbrio. Ao tomar o Vinho Violatti tinto suave, contrastou muito bem, limpando a boca e intensificando seu sabor adocicado mas com certo toque de acidez.

A cada garfada todo o sabor do prato era intensificado e sentido novamente, e a cada gole todo o toque rustico do vinho era apresentado.
Combinação perfeita que pretendo repetir para pessoas de meu agrado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário