Ao produzirem uma recepção de vários acompanhamentos, carne, frios e um queijo colonial bem curtido, abrimos uma garrafa de um vinho nobre, o Vinho Agata produzido em Ametista do Sul, cidade do Rio Grande do Sul conhecida pela extração de pedras preciosas.
Então neste local, mágico existe a vinícola Ametista, está localizada na estrada entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul, bem perto ao centro da cidade. O acesso é fácil, não necessita agendamento. Na chegada, já é possível ver os vinhedos e vistas panorâmicas do vale que se abre defronte a propriedade.
O mais interessante desta Vinícola é que após a produção do vinho, as garrafas ficam em descaço em uma antiga gruta de extração das pedras. Climatizado naturalmente os vinhos não possuem variação de temperatura e ficam no descanso até serem liberados para comercialização.
Sempre ouvi falar que vinhos trazem guardado o clima que as uvas passaram.
E que os vinhos também refletem o cuidado que se teve com seu manuseio e armazenagem.
Mas realmente o Vinho Agata me mostrou esta qualidade, tive a impressão que realmente sentia a temperatura constante da rochas em seu descanso.
Experimentei um exemplar de Cabernet Sauvignion - 2011 e embora esperar um vinho um pouco mais agressivo, e talvez até um certo desequilíbrio, parecia estar tomando um merlot.
Estava muito suave, preenchendo toda a boca e deixando um sabor permanente na boca.
Sobre a Vinícola Ametista o que pesquisei foi:
- Localizada em Ametista do Sul, é um empreendimento que tem por objetivo, oferecer aos apreciadores de vinho um produto diferenciado.
O cultivo próprio das videiras e acompanhamento desde o cultivo da uva, a elaboração para a sua maturação os vinhos finos ágata, e os vinhos de mesa Jazida, são engarrafados e armazenados em galerias subterrâneas de mais de 300 mts de profundidade, produzindo uma temperatura e umidade excelente para o envelhecimento dos vinhos.
Considero que esta degustação foi realmente uma surpresa, dessas que somente os vinhos podem ofertar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário